Juliana Silva, coordenadora da Ampara recebe Medalha Leonilda Motandon

A Câmara Municipal de Araxá realizou nesta quinta-feira, 30 de abril, a Reunião Solene de Outorga da Medalha Leonilda Montandon. A honraria é concedida a mulheres que se destacaram na sociedade por seu trabalho educacional, empresarial, social, filantrópico, cultural ou artístico. A outorga é alusiva à comemoração do Dia Internacional da Mulher. A coordenadora da Associação de Amparo às Pessoas com Câncer de Araxá (Ampara), Juliana Silva, foi agraciada com essa homenagem.

A homenagem foi criada em 1998 pela ex-vereadora Rosa Helena Vilaça de Abreu. A inspiração vem da figura da Professora Leonilda Montandon Scarpellini, que dedicou sua vida à educação com coragem, determinação e profissionalismo. Dona Leonilda também foi escritora e publicou vários livros didáticos, participou de movimentos assistenciais e religiosos e foi membro efetivo da Academia Araxaense de Letras. 

O vereador Pastor Moacir indicou Juliana Gonçalves Machado e Silva a receber a Medalha de honra devido a suas participações em eventos, intuições, conselhos e todas as atividades realizadas em prol do desenvolvimento humano e benefício social. De acordo com o vereador,  a homenagem é um gesto de agradecimento e de uma justa valorização ao trabalho desenvolvido em prol da população araxaense. 

"A Juliana realiza um trabalho de extremo valor e muito necessário perante a cidade de Araxá, por isso nada mais justo que homenageá-la com esse singelo gesto. O objetivo dessa honraria é valorizar e enaltecer a mulher dentro da sociedade local. Foram várias mulheres homenageadas cada uma com sua história, mas todas, exemplos de vida, todas ligadas a família, ao trabalho, a fé, a esperança, enfim, pessoas que inspiram todas nós”, ressalta.

Juliana salienta toda sua alegria e felicidade pelo reconhecimento de seus esforços. “Foi um dia muito importante para mim, porque ser reconhecida pelo trabalho que eu faço, pelo Pastor Moacir, que não é um legislador que ao qual eu tenho costume, que eu conhecia muito ou que tenha algum trabalho aqui na Ampara, então eu me senti muito honrada, foi surpresa quando me fizeram o convite, foi importante para eu concretizar, saber que eu estou no caminho certo, saber que eu consigo atingir mais pessoas. E também foi muito importante para a minha família saber que há um reconhecimento da saciedade para com os momentos em que eu faço abnegação de estar com eles e eu me sinto honrada e engrandecida pela indicação e pela medalha a qual eu vou respeitar e respeito muito.”, destaca.

Sobre a Ampara

A Ampara tem como missão promover apoio, acolhimento e assistência, cuidando de crianças, jovens, adultos e idosos com câncer, atuando na prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Entre os auxílios realizados pela instituição estão doações de produtos como caixas de leite, cestas básicas, suplementos alimentares, bolsa de colostomia, medicamentos não fornecidos pelo SUS, fraldas geriátricas e absorventes cirúrgicos.

Além disso, a Associação também presta atendimentos psicológicos, nutricional, de assessoria jurídica, assistência social, oficinas, entre outros, auxiliando atendidos e familiares.