Roda de terapia comunitária integrativa é nova ferramenta de suporte a diretoria e colaboradores na Ampara

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma prática de intervenção coletiva que visa criar e fortalecer os laços sociais. Aproveita os recursos da própria comunidade para criar soluções para as dificuldades. É um espaço de acolhimento que favorece a troca de experiências entre as pessoas. A Associação de Amparo às Pessoas com Câncer de Araxá (Ampara) implementou essa atividade na instituição, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso.

A oficina busca aprimorar o trabalho de apoio e amparo aos assistidos. Ela será destinada para os colaboradores e diretoria da associação, com o intuito de qualificar os profissionais para oferecerem um trabalho especializado.

De acordo com a coordenadora da Ampara, Juliana Silva, esse é um grande passo e uma excelente ferramenta para a instituição, é algo que vai melhorar muito a forma com a qual os colaboradores e diretoria vão lidar com as situações corriqueiras, assim como será um ótimo instrumento para o cuidado e o auxílio dos assistidos.

"Essa primeira roda foi totalmente voltada para equipe e diretoria, para cuidar de quem cuida. E esse projeto será destinado também para instituições que prestam serviço aos idosos, que vão recebê-los por meio da Associação Obras Augusto de Lima e do Instituto Nutrindo a Vida que é o formador desses terapeutas. Nessa roda o enfoque é trabalhar as inquietações e os desafios das pessoas, mas de forma comunitária, onde um ajuda outro", explica.

A iniciativa é financiada pelo Conselho Municipal do Idoso que implantará o projeto através da Associação Obras Augusto de Lima e do Instituto Nutrindo a Vida, formador dos terapeutas.

Sobre a Ampara

A Ampara tem como missão promover apoio, acolhimento e assistência, cuidando de crianças, jovens, adultos e idosos com câncer, atuando na prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Entre os auxílios realizados pela instituição estão doações de produtos como caixas de leite, cestas básicas, suplementos alimentares, bolsa de colostomia, medicamentos não fornecidos pelo SUS, fraldas geriátricas e absorventes cirúrgicos.

Além disso, a Associação também presta atendimentos psicológicos, nutricional, de assessoria jurídica, assistência social, oficinas, entre outros, auxiliando atendidos e familiares.