Mês dos avós: Encontro terapêutico resgata cultura e brincadeiras antigas 

Passa anel, corre cutia, bolinha de gude, pega vareta, estátua, mímica, todas essas brincadeiras fizeram parte do último encontro terapêutico da Associação de Amparo às Pessoas com Câncer de Araxá (Ampara), dedicado ao mês dos avós. Uma manhã de descontração que proporcionou bem-estar a todos. O objetivo da atividade foi promover uma manhã leve, agradável e interativa, especialmente aos assistidos que levaram seus netos para participar desse momento nostálgico de resgate da cultura e brincadeiras antigas.

Na oportunidade, os netos de alguns assistidos participaram do momento e puderam vivenciar os costumes antigos. A temática foi uma iniciativa das equipes multidisciplinares da instituição e teve um impacto muito grande para todos que estiveram presentes.

De acordo com a coordenação, em um tempo no qual os meios digitais e tecnológicos são tão presentes e importantes no cotidiano, o contato físico e a interação social pessoalmente tem se estreitado muito. Portanto, essa temática proposta para o encontro não só proporcionou resgate de jogos e brincadeiras tradicionais, mas também de uma interação social mais enérgica.

A assistida Roseli Cardinali relata um pouco da sua alegria em desfrutar deste momento. “O encontro terapêutico foi magnífico, foi muito bonito, recordamos nossas brincadeiras de criança e foi muito animado. Foi algo emocionante mesmo, voltamos a ser crianças de novo, lembramos das brincadeiras que fazíamos naquela época, a vivência foi extraordinária, não esperava tudo isso. Até me emociono ao falar, porque tenho tido muito progresso na minha recuperação devido a esses encontros e às oficinas que tenho feito aqui.

A coordenadora da Ampara, Juliana Silva destaca a importância dessa ação para aproximar as pessoas e passar tradições. "O mês de julho foi dedicado aos avós, nós pedimos para que os assistidos que pudessem trouxessem seus netos. Foi muito bacana, partilhamos as brincadeiras antigas e tinham uma importância especial de tirar a gente de casa, compartilhar momentos com os amigos, então foi muito bom que as crianças que estavam aqui conheceram novas brincadeiras e partilharem desse momento leve, feliz, descontraído e de muita emoção”, explica a coordenadora.

 
Sobre a Ampara 

A Ampara tem como missão promover apoio, acolhimento e assistência, cuidando de crianças, jovens, adultos e idosos com câncer, atuando na prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Entre os auxílios realizados pela instituição estão doações de produtos como caixas de leite, cestas básicas, suplementos alimentares, bolsa de colostomia, medicamentos não fornecidos pelo SUS, fraldas geriátricas e absorventes cirúrgicos. 

Além disso, a Associação também presta atendimentos psicológicos, nutricional, de assessoria jurídica, assistência social, oficinas, entre outros, auxiliando os atendidos e familiares.